OCTO Capital – Assessoria de Investimentos BTG Pactual

BLOG

O que é um ETF?

ETF significa exchange-traded fund. É um fundo de investimento que tem suas ações negociadas na bolsa com o objetivo de replicar algum índice. Por exemplo: o ETF BOVA11 é um fundo no qual vai refletir o desempenho das ações do IBOV (Índice Bovespa). O BOVA11 é o principal indicador de todas as ações negociadas na B3 e ele vai investir no mínimo 95% do patrimônio nessas ações do IBOV. Mas fora o BOVA11, tem vários outros ETFs que replicam outros índices inclusive fora do país.

Além de ETF de renda variável como o BOVA11, existem ETFs de renda fixa também. No Brasil nós temos IMAB11, por exemplo.

Quais são as vantagens de investir em ETF?

Ao investir em um ETF, você estará investindo em várias ações ao mesmo tempo. Então a principal vantagem é a diversificação, que por sua vez, traz mais segurança e tranquilidade para sua carteira de investimentos.

Você poderá estar investindo em ativos mais restritos podendo ser até com uma quantia menor de dinheiro. Exemplo: IVVB11, que é um ETF que replica o S&P 500, índice norte americano no qual estão os 500 principais ativos das bolsas americanas (NYSE e NASDAQ).

A melhor maneira e a mais barata de começar a investir na bolsa de valores e em ativos de renda variável são através de ETFs. Os custos são baixos e com pouco dinheiro já é possível começar.

Existem taxas?

Sim. Além das taxas de negociação em bolsa, é cobrada uma taxa de administração relativamente baixa. O BOVA11 cobra 0,54% ao ano. O IVVB11, cobra 0,24% ao ano. Então veja bem, cada ETF cobra uma taxa de administração.

Tributação

A tributação é realizada em cima de 15% sobre o rendimento, não importando o tempo do investimento.

O imposto vai ser calculado com base no lucro da venda realizada no mês e deverá ser gerada uma DARF para ser paga até o último dia do mês seguinte.

ETF paga dividendos?

Sim, mas tem um detalhe, os dividendos pagos serão reinvestidos automaticamente. Você não recebe diretamente na sua conta, entretanto, você não tem nenhum custo do reinvestimento desses dividendos.

ETFs listados na B3

Sou Rafael Fontes, assessor de investimentos OCTO Capital e quero te ajudar a investir melhor. Clique aqui e marque uma conversa comigo sem compromisso.