OCTO Capital – Assessoria de Investimentos BTG Pactual

BLOG

O que um dos maiores investidores do mundo pensa sobre o sucesso financeiro?

>

por OCTO Capital

Bill Ackman, um grande investidor norte americano e CEO da Pershing Square Capital Management, um fundo de investimento voltado para compra e venda de ações de grandes corporações.

Mas o sucesso financeiro não é apenas o motivo da sua fama. Conhecido por ser um investidor polêmico, ele também chama a atenção do mercado de ações pelas suas apostas controversas, como a que fez ele lucrar 2,6 bilhões de dólares com a quebra do mercado americano – em março de 2020, devido ao coronavírus.

Para Ackman, na verdade, o seu trabalho é ajudar empresas a se tornarem mais valiosas, mais eficientes e mais eficazes. E a sua ousadia o levou longe, hoje ele faz parte da lista dos bilionários da revista Forbes e não é por menos: em março de 2021, ele conseguiu acumular um patrimônio avaliado em $100 bilhões de dólares.

Para nós, a sua história de vida é uma grande inspiração. Nascido durante a Grande Depressão dos EUA, ele tem em suas veias a garra de um empreendedor nato. Em casa, aprendeu desde novo o exemplo de não desistir diante das adversidades, ao ver seu pai abrir a própria empresa de investimentos, após perder o seu emprego.

Aos 7 anos, ele já tinha lido o livro “1.000 formas de ganhar $1.000,00”, de Frances Mianker e mais tarde seriam os livros do pai que o fariam alimentar a sua fome por conhecimento. Aos 11 anos, ele fez o seu primeiro investimento: três ações da Cities Services. E desde então, o seu interesse por investimentos não parou mais.

Foi no mestrado que ele conheceu Benjamin Grahan, autor de “O investidor inteligente”, que se tornaria o seu grande influenciador e foi graças as dicas dele que Warren se tornaria o maior entusiastas da estratégia conhecida como “Buy and Hold”.

Em uma das suas frases mais célebres: “Basicamente eu posso comprar qualquer coisa que eu quiser, mas não consigo ganhar tempo”, Ackman e nos deixa o aprendizado de que não tem idade para começar os investimentos, mas que também é preciso ter sabedoria para usufruir dos seus rendimentos na hora certa, ao lado daqueles que nos acompanham ao longo da nossa jornada.