OCTO Capital – Assessoria de Investimentos BTG Pactual

BLOG

Tudo o que você precisa saber sobre debêntures.

O que são Debêntures?

As debêntures nada mais são do que títulos de crédito emitidos por empresas. Ao comprar esses títulos, quem investe passa a ser credor da companhia que emitiu o título, financiando suas operações em troca de juros. É um processo de longo prazo, mas com uma renda fixa. Esse processo é bem parecido com o Tesouro direto, em vez de emprestar dinheiro para o governo, o investidor financia uma empresa privada.

Por que as empresas emitem Debêntures?

As empresas emitem esses títulos de crédito, sendo uma maneira mais flexível na captação de recursos, portanto, torna-se mais barato que um financiamento bancário. Em vez de pagar juros ao banco, a empresa paga ao investidor. As debêntures são, portanto, os juros que a empresa paga ao investidor.

Por exemplo: Uma empresa carece de construir certa quantidade de galpões, para armazenar matéria prima, e precisa de um meio mais barato para isso. A companhia então decide vender debêntures referentes a ela, afim de ter uma captação mais flexível de recursos para a construção dos galpões. 

Classificação de Debêntures:

Debêntures Nominativas: São emitidas em nome do investidor inicial. Tanto o registro quanto o controle de transferências da debênture é feito em livro próprio da companhia emissora.

Debêntures Escriturais: São guardadas por uma instituição financeira aprovada pela CVM. É essa Instituição que realiza o controle de transferências.

Debêntures Conversíveis: Podem ser convertidas em ações da própria empresa ao final do prazo estabelecido ou em outro prazo. Debêntures conversíveis é um bom tipo para quem acredita num futuro promissor da companhia.

Debêntures Não-Conversíveis: Sendo o modelo mais comum no mercado, esse tipo de debênture não pode ser convertida em ações.

Debêntures permutáveis: Esse tipo é bem similar as conversíveis, porém, as ações entregues ao investidor em forma de remuneração não são da própria empresa emissora, e sim de outras empresas.

Debêntures incentivadas: Esse tipo de debênture é caracterizada por ser isenta do IR (Imposto de Renda). Também são conhecidas por Debêntures de Infraestrutura, já que são voltadas a desenvoltura da infraestrutura nacional.

Quais as Garantias das debêntures?

O que garante que essas empresas vão retornar o valor investido mais os rendimentos aprovados?

As debêntures não contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Então essas garantias são:

Garantia Real: A empresa coloca certos bens ou ativos como garantia, e esses bens não podem ser negociados.

Garantia flutuante: Garantem bens das emissoras, porém, podem ser negociados.

Garantia Quirografária: Emissoras sem garantia ao investidor em caso de liquidação da companhia.

Garantia Subordinada: Emissoras sem garantia ao investidor. Nesse caso, se houver uma liquidação da companhia, há uma preferência no pagamento aos debenturistas.

Vantagens X Desvantagens:

Vantagens: Isenção do Imposto de Renda: Há possibilidades de investir em debêntures isentas do IR (Imposto de renda);

Rentabilidade Atrativa: Podem ser mais expressivos que nas aplicações tradicionais de renda fixa.

Diversificação: Garante uma boa diversificação na sua carteira.

Desvantagens: Risco de crédito: Não há garantia do Fundo Garantidor de Riscos (FGC).

Prazos longos: Os prazos longos podem prejudicar a liquidez e aumenta o risco de aplicação.

Risco de Mercado: Em casos de resgates rápidos, se tem o risco de pegar momentos ruins do mercado e perder dinheiro.

Tributação

Em relação a tributação  do Imposto de Renda, a debênture (caso não seja uma debênture incentivada que é isenta de IR) segue a tabela regressiva de renda fixa que vai variar de acordo com o tempo de aplicação do investimento.

Prazo de aplicação  |  Alíquota de IR

Até 180 dias                 22,5%

De 181 até 360 dias    20%

De 361 até 720 dias    17,5%

A partir de 721 dias    15%

Você vai usar essa tabela sempre que tiver algum rendimento, seja ele mensal, semestral ou anual.

Conclusão

As debêntures são uma excelente alternativa de investimento e é bastante simples de compreender. Busque sempre debêntures incentivadas e encontre com seu assessor a melhor solução.

Sou Rafael Fontes, assessor de investimentos da OCTO Capital e quero te ajudar a investir melhor. Clique aqui para que a gente possa marcar uma conversa sem compromisso.