OCTO Capital – Assessoria de Investimentos BTG Pactual

BLOG

5 maneiras de preparar seus filhos para o sucesso financeiro

>

por OCTO Capital

Pare para pensar: quando você era criança, os seus pais lhe deram alguma lição sobre a importância da responsabilidade financeira?

Se a sua resposta for sim, saiba que você está em uma pequena parcela da população que sabe como valorizar o seu dinheiro desde a infância.

E você que é pai ou mãe, já teve essa conversa com os seus filhos?

O sucesso financeiro parece difícil, mas ele pode ser ensinado e reproduzido a partir de exemplos dentro de casa.

Por isso, aproveite as nossas dicas para cultivar a mentalidade de uma renda segura e garanta que as crianças e adolescentes cresçam preparados para serem adultos independentes.

#DICA 1: Pratique a mentalidade do bom dinheiro: Quando você não puder gastar dinheiro, evite o uso de frases negativas com relação ao dinheiro como “estamos falidos” ou “não temos dinheiro”. Em vez disso, opte por sinônimos como “isso não é uma prioridade no momento” ou “isso não está em nosso orçamento”.

#DICA 2: Priorize experiências e não coisas materiais: Não compre tudo o que as crianças querem. É natural querer agradá-las, mas ceder aos caprichos pode ser um mau exemplo no futuro. em vez disso, demonstre que o tempo que você ao lado deles vale muito mais do que as coisas que você pode comprar.

#DICA 3: Envolva-os nas reuniões de orçamento familiar: quando for discutir sobre os gastos familiares, deixe que as crianças participem da conversa. Elas precisam entender que todo gasto precisa de um planejamento prévio e que aquela viagem nas férias escolares, por exemplo, precisa se adequar ao orçamento do papai e da mamãe.

#DICA 4: A mesada pode ser uma aliada: Dar uma mesada para as crianças é a melhor maneira de fazê-las entenderem o valor do dinheiro e criarem o seu próprio orçamento. Além disso, você pode delimitar quais artigos de desejos devem ser adquiridos através da mesada e, assim, eles valorização muito mais os itens que tiveram que comprar com o seu próprio dinheiro.

#DICA 5: Converse sobre investimentos: Eduque as crianças sobre como os investimentos podem fazer o seu dinheiro render e a importância de começar assim que puder, para que eles possam garantir uma aposentadoria tranquila e sustentável.

Dessa forma, os seus filhos aprenderão desde cedo a importância de ter bons investidores para o sucesso financeiro no futuro.